03/08/2010

sobre o título

Acho que o parto do Matias foi o domiciliar mais famoso depois do da Gisele Bünchen.

Infelizmente, né, porque se ele não tivesse nenhum problema de saúde o bafafá ia ser bem menor.

Tem uma outra tristeza egoísta aí pra mim, porque eu queria ter curtido o meu parto. Quem me viu ou falou comigo logo depois dele nascer, antes de irmos pro hospital, sabe que eu nunca fui tão feliz. Eu tinha acabado de conseguir fazer uma coisa que eu passei oito anos, desde a cesárea da Júlia, achando não ser capaz. E tinha sido lindo. Mas eu não vou entrar na defesa do parto natural agora. Claro que foi, e ainda é, muito importante pra mim ter parido o Matias. Mas o "meu assunto" agora não é mais esse, apesar de que não dá pra desligar uma coisa da outra.

Esse post era pra explicar que o título do blog é o que é porque o Matias ficou conhecido aqui em São Paulo como "o menino que nasceu em casa". As pessoas do hospital iam lá na UTI neonatal pra vê-lo. Teve até gente que já chegou na UTI conhecendo o caso dele. A comunidade médica ficou em alerta, e eu acho que sobre isso nem posso dar mais detalhes, porque me abstive, propositalmente, de saber dessas intrigas de CRM. Convenhamos que eu já tinha preocupações suficientes.

Vou te dizer que não foi fácil levar uma criança nascida de parto domiciliar pro hospital. Foi impossível fazer as pessoas entenderem que o que ele tinha não era por causa do parto. Não tinha nada a ver com o parto. Que na hora que ele nasceu ele tava ótimo, maravilhoso. E mesmo depois, depois de cateterismo, cirugia, uma semana antes de a gente sair do hospital fulaninha ainda tava procurando culpar o parto - e me culpar, consequentemente, como se mãe precisasse de mais culpa - por cada pequena e grande dificuldade que ele tinha.

Olha, se eu soubesse que ele tinha essa cardiopatia, nunca ia poder parir em casa, como foi. Muito provavelmente ele ia ser arrancado da minha barriga direto pra sala de cirurgia. Mas eu acredito muito que o nosso parto, do jeito que foi, e a noite que a gente passou junto, quando ele mamou, fez cocô, golfou e foi muito muito muito amado, tudo isso deu força pra ele passar por tudo o que teve que passar depois. Tenho certeza que essa experiência que ele teve lá no comecinho da vida é uma das coisas que tá fazendo ele superar o que os médicos achavam insuperável.

Claro que esse assunto continua. Aliás, tudo o que eu penso pra escrever aqui tá interligado e confuso dentro de mim. O jeito, agora, é ir vomitando os assuntos em cima de vocês do jeito que eu consigo. Se você não entender nada, acredite, é porque tá difícil de entender pra mim também.

7 comentários:

  1. silvia, sinta-se muito muito abraçada. eu tb planejei um parto em casa, mas com o bb sentado, segui outro caminho, que não me deixou menos feliz (parto normal no hospital). não pense mais na opinião dos outros sobre suas escolhas e tente também não guardar mágoas em relação a essas pessoas. o matias vai ficar cada dia melhor, concentre-se apenas nele e na Júlia.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Silvia,
    Um abraço muito apertado e carinhoso em você.
    Infelizmente, algumas pessoas de pensamentos retrógrados e restritos, só conseguem pensar em culpar alguém e apontar o dedo de reprovação. Infelizmente, nossa sociedade em geral julga antes e pergunta depois.
    Não deixe o negativismos alheio te contaminar ou abalar. Abrace o seu filho, a pequena-linda Julia, o maridão e aproveite o ombro dos amuigos. São essas pessoas que realmente se importam, torcem por vocês.
    Grande beijo
    Eliane - Santos/SP (Eli)

    ResponderExcluir
  3. Sil,
    Eu acredito que tudo na vida tem um motivo para acontecer. Se nos exames da sua gravidez não aparceu nada, não havia motivo para que o parto não fosse natural ou na sua casa. Logo, você jamais deveria se sentir culpada.
    Beijão,
    Greicy

    ResponderExcluir
  4. Sil,
    Não tenho a menor dúvida que vcs escolheram o melhor pra ele em todos os momentos! E que essas escolhas, foram fundamentais pra esse pequenino vencer tudo o que aconteceu. Toda vez que vejo as fotinhas ou leio o que vc escreve, me emociono. Primeiramente porque amo tu amiga, e tb pq admiro, tua força e coragem, a tua maternidade, a tua sinceridade e o teu amor! Parabéns pra vcs, família! Esse menino lindo tem uma grande missão nessa vida, a qual teve início no dia em que ele chegou aqui nesse mundo doido! Ele é amor, né não?! Beijo e um abraço beeem apertado em tu, em ju, em fernando e em Matias!!!

    ResponderExcluir
  5. nao te conheço e cheguei até aqui e estou mto tocada com sua história, tenho certeza mesmo de que a força do amor é a coisa mais invencível neste mundo. vcs foram escolhidos para esse testemunho, aproveite cada momento maravilhoso que é isso que importa! de verdade eu torço mto para ele ter uma vida linda cheia de sorrisos, tenho certeza que nada é por acaso e tenho certeza que absolutamente tudo vai dar certo e já está! parabéns pela essa familia que vc tem! super bonita sua hisória e sse menino lindo e mto guerreiro é mto iluminado!
    to aqui mandando boas vibracoes para todos! parabéns por esse amor lindo! to super emocionada. de verdade. que bom que vc repartir isso com gente (tipo eu) que nem te conhece!
    bjs e mtas felicidades!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Sil,

    Eu sou a Cris Yumi, te vejo sempre lá na Denize.
    Só agora fiquei sabendo da história do Matias e quero em primeiro lugar desejar tudo o que há de melhor para ele, vc., seu marido e a linda da Julia. Ele vai se fortalecer cada vez mais pq. tem o maior amor do mundo, que é o seu.
    E também queria te dizer que admiro pessoas como você, que não desistem e fazem da provação exemplo para os outros. Não se sinta culpada, viu? Nossas ancestrais sempre pariram em casa e ninguém fazia picuinha por causa disso, agora é que médico acha que se não nasceu da mão santa dele não vai dar certo... índia bota os bacuris no mundo até hoje sem ajuda!
    Para Matias, desejo uma longa vida cheia de saúde; para você, meu carinho e admiração.
    Beijos, Cris Yumi

    ResponderExcluir
  7. Silvia,

    Meu nome é Rita e cheguei aqui, através do blog la reina... e estou muito emocionada. Tb sou mãe e lhes desejo toda força e fé! Em primeiro lugar devemos crer e agradecer a Deus por cada conquista! Mas nunca se esqueça do que você mesma escreveu:
    "Mas eu acredito muito que o nosso parto, do jeito que foi, e a noite que a gente passou junto, quando ele mamou, fez cocô, golfou e foi muito muito muito amado, tudo isso deu força pra ele passar por tudo o que teve que passar depois. Tenho certeza que essa experiência que ele teve lá no comecinho da vida é uma das coisas que tá fazendo ele superar o que os médicos achavam insuperável."
    Também acredito profundamente nisso!!!!! Não sinta-se culpada e sim ILUMINADA por ter dado esta oportunidade a vocês dois. A troca, o encontro que vocês tiveram foi único e com certeza aqueceu e fortaleceu o coração do Matias e o seu para que superassem tudo! ACREDITE NISSO! POIS É AÍ E EM DEUS CLARO, QUE ESTÁ A FORÇA DE VOCÊS!!!!
    Abraços e tudo de bom,
    Rita

    ResponderExcluir